mundo

Egito anuncia descoberta de tumba de 4.400 anos perto do Cairo

Arqueólogos do Egito descobriram uma tumba de 4.400 anos perto das famosas pirâmides do país no platô de Gizé, próximo à capital egípcia, Cairo, informou o Ministério das Antiguidades do país neste sábado. Autoridades esperam que a descoberta ajude a reviver o setor turístico egípcio. O túmulo foi encontrado em uma área mais ampla da necrópole ocidental de Gizé.

Provavelmente o túmulo pertencia a uma mulher conhecida como Hetpet, que os arqueólogos acreditam ser próxima da realeza egípcia antiga da 5ª dinastia. A tumba, revelada à mídia neste sábado, é feita de tijolos de barro e inclui pinturas em boas condições, que mostram Hetpet observando diferentes cenas de caça e pesca. Outras pinturas mostram um macaco escolhendo frutas – nos tempos faraônicos, os macacos costumavam ser mantidos como animais domésticos. Cenas semelhantes foram encontradas em outras tumbas pertencentes à 12ª dinastia, de acordo com a declaração do ministério.

Conforme o órgão, a missão arqueológica por trás da descoberta iniciou o trabalho de escavação em outubro. Os arqueólogos têm feito descobertas perto do sítio desde o século 19, e Mostafa al-Waziri, que liderou a missão, acredita que ainda há mais a ser encontrado. “Esta é uma área muito promissora. Esperamos encontrar mais”, disse Al-Waziri a repórteres. Al-Waziri acredita que Hetpet teve outra tumba na necrópole ocidental de Gizé e disse que uma escavação está em andamento para encontrá-la.

Hetpet é uma figura conhecida da Antiguidade egípcia, embora a sua múmia ainda não tenha sido descoberta. Fragmentos de artefatos pertencentes a Hetpet foram encontrados na mesma área em 1909 e transferidos para um museu em Berlim na época, disse o ministro das Antiguidades, Khaled al-Anani, a repórteres e diplomatas ocidentais, no local. Apesar de todas as descobertas já feitas sobre o antigo Egito, especialistas dizem que esperam encontrar muito mais tesouros ainda enterrados sob o vasto deserto, em parte graças à tecnologia moderna.

A área da última descoberta fica perto de um novo museu em construção que abrigará alguns dos artefatos mais exclusivos e preciosos do Egito, incluindo muitos pertencentes ao famoso rei Tutankhamon. O Egito espera que a inauguração do novo museu, juntamente com as descobertas recentes, atrairá visitantes para o país onde o turismo foi prejudicado por ataques extremistas e turbulências políticas após a revolta popular de 2011 que derrubou Hosni Mubarak e os esforços das autoridades para controlar uma insurgência por militantes islâmicos. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo