É hora do estabelecimento do Estado Palestino, diz Rice

A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, pediu o estabelecimento de um Estado Palestino e disse que o presidente americano George W. Bush decidiu tornar o fim do conflito entre israelenses e palestinos "uma das maiores prioridades de sua administração". "Sinceramente, é hora do estabelecimento do Estado Palestino", declarou.

Rice afirmou que a conferência de paz internacional que deve ocorrer em Anápolis, Maryland, no outono (do hemisfério Norte) deverá ser séria e sólida. "Nós realmente esperamos coisas melhores do que convidar as pessoas a virem para Anápolis para tirar uma foto", disse Rice, durante coletiva de imprensa com o presidente palestino Mahmoud Abbas.

Para Rice, israelenses e palestinos estão fazendo seu "mais sério esforço" em anos para resolver o conflito. Os dois lados estão tentando esboçar um acordo de paz final antes da conferência de Anápolis. No entanto, as tensões aumentaram ontem quando o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, declarou a seu gabinete que não vê o esboço como um pré-requisito para a realização da conferência. Os palestinos afirmaram que não irão ao encontro sem o documento, e defendem um acordo detalhado, com uma agenda completa para o estabelecimento do Estado Palestino.

Voltar ao topo