Duplo atentado deixa pelo menos 20 soldados mortos

Pelo menos 20 soldados morreram hoje na explosão de dois carros-bomba em um clube de oficiais do Exército da Síria em Deraa, no sul do país.
Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, sediado em Londres, os dois carros explodiram com um intervalo de poucos minutos entre uma explosão e outra, próximos a um jardim localizado atrás do clube.

Minutos após os ataques, rebeldes entraram em confronto com tropas do regime de Bashar Assad, de acordo com a entidade, que também informou sobre uma terceira explosão em um local militar da cidade, sem vítimas ou danos.

A ação foi informada também pela agência de notícias oficial Sana como um ataque em duas localidades diferentes. A agência não mencionou informações sobre o número de vítimas ou o alvo das explosões.

Deraa é a cidade onde se iniciaram os protestos dos opositores contra o regime do ditador Bashar Assad, em março do ano passado. Desde então, as manifestações, antes pacíficas, se transformaram em um conflito armado que deixou pelo menos 30 mil mortos, segundo a ONU.

Radicais

Com o aumento da duração do conflito entre as forças de Assad e os rebeldes, diversos grupos extremistas inspirados na rede terrorista Al Qaeda começaram a atuar no país, aumentando o número de atentados contra civis e as forças do governo.

Na segunda-feira, a chamada Frente Al Nusra reivindicou a responsabilidade pela explosão de um carro-bomba em Hama, que deixou mais de 50 soldados mortos.

O grupo foi o mesmo que não aceitou o cessar-fogo sugerido pelo enviado especial da ONU (Organização das Nações Unidas), Lakhdar Brahimi, em meio à festa de Eid al Adha, há duas semanas.

No primeiro dia dos festejos, a entidade reivindicou um atentado que deixou 20 mortos na periferia da capital Damasco, uma das primeiras ações do fim da trégua.

Voltar ao topo