Boston

Duas explosões deixam 3 mortos e mais de 100 feridos em Boston

Duas explosões na linha de chegada da maratona de Boston deixaram pelo menos trÊs mortos e mais de 100 pessoas feridas na tarde desta segunda-feira (15), informa a mídia norte-americana. Ainda não se sabe ao certo a origem das explosões.

Espectadores ensanguentados foram levados a uma unidade de primeiros socorros instalada nas proximidades da linha de chegada, normalmente usada para atender a atletas cansados. O presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou não saber que organizou os ataques, mas disse que eles serão encontrados e responsabilizados.

“Há várias pessoas feridas”, disse um maratonista identificado pelo número de inscrição 17528.

As explosões ocorreu às 12h50 locais (15h50 em Brasília), segundo a polícia de Boston, cerca de três horas depois de os primeiros colocados terem cruzado a linha de chegada. As duas explosões ocorreram com apenas alguns segundos de diferença. As informações são da Associated Press.

“Vi duas explosões. A primeira foi depois da linha de chegada. Ouvi um barulho muito forte e vi a fumaça subindo”, relatou o repórter Chris Cassidy, do diário local, que estava correndo a maratona. “Eu continuei correndo e ouvi outro barulho muito forte atrás de mim. Parecia ser numa lata de lixo ou algo parecido. Havia pessoas atingidas com fragmentos, com ferimentos”, relatou o repórter do Boston Herald.

Outro jornalista próximo do local, Chris McIntosh, do Boston Business Journal, relatou “cenas de caos”. “Deve haver vítimas, agora vejo muitos caminhões de bombeiros e ambulâncias dirigindo-se ao local”, disse ele ao Boston Herald.

Biblioteca

Uma terceira bomba explodiu nesta segunda-feira em Boston, atingindo a biblioteca JFK, mas sem deixar vítimas, informaram autoridades locais. A explosão ocorreu mais de uma hora depois de duas bombas terem sido detonadas na linha de chegada da maratona de Boston, provocando a morte de pelo menos duas pessoas.

O comissário de polícia de Boston, Edward Davis, disse que as autoridades locais ainda investigam uma possível relação entre a explosão na biblioteca e as detonações na linha de chegada da maratona. Ele disse que ninguém ficou ferido na biblioteca, mas pediu à população que permaneça em suas casas e não se reúna em grandes aglomerações.

Novos explosivos

Mais dois artefatos explosivos foram encontrados nas proximidades da linha de chegada da maratona de Boston nesta segunda-feira, disse à Associated Press uma fonte nos serviços de informação do governo norte-americano. O esquadrão antibombas da polícia local foi acionado e tentava desativar os explosivos.

A fonte disse também que o motivo e os autores do atentado ainda são desconhecidos. Mais cedo, duas explosões ocorridas perto da linha de chegada da maratona deixaram dois mortos e 28 feridos, segundo a polícia de Boston. As informações são da AP.

Confira o vídeo com o momento da explosão: