Donos de superpetroleiro negociam com piratas somalis

Os proprietários do superpetroleiro seqüestrado na costa da África estão negociando com piratas somalis responsáveis pela captura, informou nesta quarta-feira (19) em Roma o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Saud Faiçal. Ao ser questionado sobre rumores de que os seqüestradores teriam exigido pagamento de resgate para liberar o navio, a carga e a tripulação, Faiçal disse que os proprietários “estão negociando essa questão”, mas não forneceu mais nenhum detalhe.

O chanceler disse que o governo saudita não gosta de negociar com “piratas, terroristas ou seqüestradores”, mas os proprietários da embarcação são os “árbitros finais” da questão.

O superpetroleiro MV Sirius Star foi capturado no sábado (15) na costa do Quênia e atracou nesta terça (18) no porto somali de Eyl, uma das principais bases dos piratas do mar no país africano. Os compartimentos de carga do navio estão repletos de petróleo. O valor da carga é estimado em US$ 100 milhões. Segundo os proprietários do superpetroleiro, os 25 tripulantes a bordo estão bem.