Protestos que começaram pacíficos terminaram em confronto com a polícia após comício do presidente Donald Trump, no fim da noite desta terça-feira, em Phoenix, no Arizona, no sul dos Estados Unidos. Agentes lançaram bombas de gás lacrimogêneo contra grupos que pediam o impeachment de Trump. Alguns manifestantes teriam atirado pedras e garrafas contra policiais, segundo as autoridades.

continua após a publicidade

Uma fumaça densa tomou conta do céu da cidade ao cair da noite, enquanto manifestantes gritavam do lado de fora do centro de convenções onde o presidente discursava. A tensão se acirrou assim que o comício foi encerrado. Em um helicóptero, um policial com um alto-falante ordenava que as pessoas deixassem a área, enquanto muitos saíam correndo com muita tosse e olhos ardendo devido ao efeito do gás.

continua após a publicidade

Conforme o porta-voz da polícia, Jonathan Howard, quatro pessoas foram presas durante o confronto. Dois policiais precisaram de atendimento médico, segundo relatos. Equipes de segurança já estavam a postos mesmo antes do início do comício. O encontro com o público foi o primeiro após as manifestações de ultradireita no país.

continua após a publicidade

“Trump tóxico”, dizia uma das frases de protesto em um cartaz. Depois do comentário da semana passada sobre ‘os muitos lados’ no protesto supremacista em Charlottesville, o presidente suavizou as palavras em relação a etnias e imigrantes e garantiu não ser racista. Fonte: Associated Press.