Diretores de jornalismo da BBC pedem demissão por escândalo

A diretora e o vice-diretor de jornalismo da emissora britânica BBC pediram demissão hoje após o escândalo provocado por uma reportagem que fazia uma acusação falsa de abuso sexual contra um político do País de Gales.

Helen Boaden, e seu vice, Steve Mitchell, pediram afastamento dois dias depois de o diretor-geral da emissora, George Entwistle, ter pedido demissão para responder judicialmente contra as acusações da reportagem.

A notícia foi veiculada em um programa de jornalismo investigativo em horário nobre, no último dia 2. Um homem disse que foi abusado por uma figura do Partido Conservador britânico, sem citar o nome do político.

A BBC não deu o nome do suposto criminoso, mas boatos difundidos na internet davam conta de que se tratava do ex-integrante da Casa dos Lordes Alistair McAlpine, que fez parte do governo de Margaret Thatcher (1977-1990).

A emissora já estava com a confiança e a credibilidade abaladas após o escândalo com o apresentador infantil Jim Savile, morto em 2011, que é acusado por centenas de pessoas de abuso sexual entre as décadas de 1970 e 1990.

Voltar ao topo