Diplomata holandês é espancado em Moscou

Um diplomata holandês foi espancado por dois homens que se disfarçaram de eletricistas para entrar em seu apartamento no centro de Moscou. O ministro do Exterior holandês, Frans Timmermans, escreveu em sua página de Facebook que o diplomata ficou levemente ferido após o ataque. A Rússia foi rápida em lamentar o episódio e prometeu capturar os responsáveis, enquanto o governo da Holanda exige uma investigação a fundo do caso.

O incidente é o mais recente a estremecer as relações entre os dois países, que já não é das melhores. Apesar de ainda não terem sido apontados suspeitos, a agressão a Onno Elderenbosch, segundo na hierarquia da Embaixada da Holanda em Moscou, está sendo vista como uma retaliação à prisão de um diplomata russo na Holanda no início de outubro.

O diplomata russo, Dmitry Borodin, foi detido depois que um carro envolvido em acidente foi rastreado até sua casa em Amsterdã no último dia 5. Vizinhos disseram à polícia que temiam pela segurança de crianças que estavam no veículo.

No passado, embaixadores da Inglaterra e Estônia sofreram ameaças de grupos jovens aparentemente ligados ao Kremlin. O ex-embaixador britânico foi perseguido após discursar em um evento de oposição ao governo russo em 2006, enquanto a ex-embaixadora da Estônia, Marina Kaljurand, foi alvo de protestos em 2007. Os manifestantes pediam que um memorial de guerra soviético fosse removido da Estônia central.

O ano de 2013 foi escolhido para comemorar as relações históricas entre Rússia e Holanda, mas tem se caracterizado mais pela tensão do que pela aproximição. Os holandeses têm-se mostrado abertamente contrários a recentes leis contra a comunidade gay russa. O prefeito de Amsterdã chegou a recusar encontro com o presidente Vladimir Putin em missão à Holanda. A apreensão recente em águas russas de uma embarcação do Greenpeace de bandeira holandesa também serviu para aumentar o clima de conflito entre os dois países.

O governo holandês espera que as investigações da agressão a seu diplomata avancem de forma rápida, e que logo sejam dadas explicações. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo