Desabamento de túnel no Japão deixa ao menos 4 mortos

Pelo menos quatro pessoas morreram e várias ficaram soterradas devido ao desabamento de um trecho de um túnel de uma estrada no leste do Japão, o acidente deste tipo mais grave no país asiático em mais de 15 anos, segundo a imprensa local.

Uma parte do teto do túnel de Sasago, de 4,7 quilômetros e que fica a cerca de 80 quilômetros de Tóquio, desabou no começo da manhã por causas ainda desconhecidas e deixou três veículos soterrados, segundo a polícia. Um deles pegou fogo no acidente, e em seu interior foram encontrados três corpos.

A quarta vítima que morreu era o motorista de um caminhão que tinha feito uma ligação de seu telefone celular para pedir socorro após o acidente, mas deixou de atender o mesmo pouco tempo depois.

As equipes de resgate conseguiram encontrar seu veículo, pertencente a uma empresa de alimentos, no começo da noite, mas o homem já tinha sofrido uma parada cardiorrespiratória e falecido, segundo a rede de TV “NHK”.

O acidente aconteceu quando placas de cimento começaram a cair do teto em um trecho de 100 metros do túnel, informou a empresa Nippon Expressway, operadora da estrada. Acredita-se que ainda há pelo menos três desaparecidos sob os escombros.

O adesabamento bloqueou o túnel e causou um incêndio em um veículo pequeno, que foi rapidamente controlado, embora a fumaça e o caos que se seguiu ao acidente fizeram com que muitos motoristas abandonassem seus veículos e saíssem a pé do túnel.

Um deles, em entrevista à “NHK”, afirmou que teve que caminhar por mais de uma hora para sair do túnel, já que o acidente aconteceu a cerca de dois quilômetros da saída mais próxima.

Mais de 15 veículos dos bombeiros, ambulâncias e carros da polícia foram no local. Os trabalhos de resgate tiveram que ser suspensos temporariamente pouco antes das 13h locais (2h de Brasília) devido ao risco de um novo desmoronamento, e recomeçaram três horas mais tarde, depois que especialistas inspecionaram a área. Enquanto isso, foi montado um centro de primeiros socorros nas imediações, segundo a “NHK”.

 

Pelo menos três pessoas foram levadas a um hospital próximo com ferimentos, entre elas uma jovem que explicou às autoridades que conseguiu sair da caminhonete na qual viajava com outras cinco pessoas.

 

O túnel, um dos mais longos do Japão, foi inaugurado em 1977 e está localizado na estrada de Chuo, no leste do país. Ela é a principal rodovia que liga Tóquio ao centro e ao oeste do país.

A Nippon Expressway informou que a última revisão de rotina do túnel tinha sido realizada em setembro, e então não foi detectada nenhuma anomalia. A polícia já abriu uma investigação por possível negligência.

Em entrevista coletiva na cidade de Nagoya, o presidente do grupo, Taketazu Kaneko, expressou seu pesar pelo “grave acidente” e afirmou que a prioridade é “resgatar os que ficaram soterrados”, informou a agência de notícias “Kyodo”. O trecho da estrada próximo ao túnel foi fechado.

Este é um dos acidentes mais graves deste tipo no Japão em mais de 15 anos, após o ocorrido em fevereiro de 1996 em Hokkaido, quando o desabamento de um túnel soterrou um ônibus e uma caminhonete e causou a morte de 20 pessoas.