A Câmara de Deputados da Flórida aprovou na quarta-feira, 24, um projeto de lei exigindo que ex-condenados – exceto por assassinato e crimes sexuais – paguem todas as taxas e custos de tribunais antes de terem seu direito de voto restituído. A medida foi aprovada por 71 votos a 45, informou o jornal The Miami Herald, destacando que ela deve provocar uma disputa entre a Câmara e o Senado da Flórida. Se for aprovada definitivamente, afetará uma emenda constitucional do Estado, aprovada em novembro pelos eleitores, que restaura o direito de voto a ex-condenados.

continua após a publicidade

O deputado republicano por Tampa Jamie Grant, patrocinador do projeto, disse que a medida também inclui um período de provação, além do pagamento de todas as obrigações financeiras ditadas por um juiz. Grant disse que os proponentes da Emenda 4 especificamente incluíram essas provisões legais quando a questão foi enviada para aprovação do Tribunal Supremo da Flórida antes da votação do ano passado.

continua após a publicidade

“Não estamos apresentando impedimentos adicionais. Estamos mantendo os que já haviam sido apresentados”, disse Grant. “Eles apenas incluem multas, taxas e custos legais.”

continua após a publicidade

Os opositores da medida dizem que essas exigências vão impedir muitos ex-condenados de votar e viola o espírito da emenda constitucional, que beneficiaria 1,4 milhão de ex-condenados. Eles comparam os aspectos financeiros do projeto a um tipo de taxa usada para impedir os americanos negros de votarem durante a era das leis Jim Crow (foram leis locais e estaduais, promulgadas nos Estados do sul dos EUA, que institucionalizaram a segregação racial e vigoraram entre 1876 e 1965).