Os senadores democratas Dianne Feinstein e Charles Schumer apoiaram neste domingo a introdução de um projeto de lei sobre o controle de armas no Congresso dos Estados Unidos após o massacre ocorrido na sexta-feira na cidade de Newtown (Connecticut), que deixou 28 mortos, entre eles 20 crianças.

continua após a publicidade

Feinstein anunciou que introduzirá um projeto de lei assim que se constitua o novo Congresso a partir de janeiro.

“Apresentarei o projeto no Senado e o mesmo projeto será apresentado na Câmara (de Representantes). Será um projeto de lei para proibir as armas de assalto”, explicou a senadora democrata pela Califórnia ao programa “Meet The Press” do canal “NBC”.

“Se proibirá a venda, a transferência, a importação e a posse. Não terá caráter retroativo, mas será feito de forma prospectiva. (…) Portanto haverá um projeto de lei. Estivemos trabalhando nisso durante um ano”, assegurou.

continua após a publicidade

Feinstein se mostrou otimista em que tal medida possa ser aprovada, assim como o senador Schumer, democrata por Nova York.

“Acho que podemos fazer algo”, disse Schumer no programa “Face The Nation” da “CBS”, ressaltando a necessidade de limitar o acesso a armas de grande calibre, assim como a sua munição, para evitar que pessoas “mentalmente instáveis” possam adquiri-las.

continua após a publicidade

Ao lado de Feinstein, também esteve o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, que copreside a associação “Prefeitos contra as Armas Ilegais” junto com seu colega de Boston, Thomas M. Menino.

“Acho que o presidente (Barack Obama) deve consolar o país, mas ele é o comandante-em-chefe, assim como o consolador-em-chefe”, disse Bloomberg na “NBC”.

“É hora do presidente, acredito eu, se colocar de pé e guiar o país em direção ao que devemos fazer”, considerou.

A grande maioria das crianças vítimas do massacre da escola Sandy Hook de Newtown tinha seis anos (16 de um total de 20), segundo a lista de vítimas do tiroteio divulgada pelas autoridades.

O autor do massacre, Adam Lanza, de 20 anos, usou um rifle semiautomático Bushmaster 223 e duas pistolas semiautomáticas, uma Glock e uma Sig Sauer.

As três armas estavam registradas no nome de sua mãe, Nancy, que foi assassinada por seu filho em sua própria casa antes de dirigir-se à escola para perpetrar o massacre.

A Segunda Emenda da Constituição consagra o direito dos americanos à posse de armas e a Corte Suprema sempre decidiu a favor frente às tentativas de alguns estados e cidades para limitá-la.

Os EUA são o país do mundo com mais civis com posse de armas, com entre 270 milhões e 300 milhões, segundo as Nações Unidas, um número que a Associação Nacional do Rifle eleva para mais de 300 milhões.