Democratas fazem anúncio contra Romney

O comando de campanha do presidente Barack Obama lançou um anúncio criticando a política econômica do adversário Mitt Romney citando o personagem Garibaldo, do seriado “Vila Sésamo”. A informação é do jornal “Washington Post”.

A propaganda faz referência a uma declaração do republicano durante o debate da última quarta, em que afirmou que cortaria a verba do canal público PBS, que transmite a série infantil.

“Desculpe, Jim, vou ter de suspender o subsídio à PBS”, afirmou Romney ao ser indagado pelo mediador Jim Lehrer, veterano âncora da rede pública de TV PBS, sobre os cortes que faria. “Eu gosto da PBS. Adoro o Garibaldo. Gosto até de você.”

O vídeo começa com a prisão de especuladores do mercado financeiro, acusados de fraude nos balanços das empresas que desencadearam a crise em bancos de investimento, apontados pelos democratas como os responsáveis pela crise.

Depois, é introduzida a frase sobre Garibaldo (“Big Bird”, em inglês), que é apontado como o principal motivo para a crise econômica no país. “Para Romney, não devemos nos preocupar com Wall Street, mas com a Vila Sésamo”.

O anúncio foi encarado pela imprensa americana como uma forma de diminuir o impacto negativo da participação de Obama no primeiro encontro, na última quarta.

 

As intervenções do democrata foram consideradas apáticas e provocaram uma queda nas pesquisas eleitorais. Em um dos estudos posteriores ao encontro, Romney era apontado à frente de Obama.

 

A organização Sesame Street, responsável pelo “Vila Sésamo”, pediu que a campanha do presidente retirasse o anúncio.

“Esta é uma organização não partidária, sem fins lucrativos e não apoia candidatos ou participação em campanhas políticas. Não aprovamos nenhum anúncio de campanha, e, como nossa prática geral, pedimos para retirar a propaganda”.

Na noite de quarta, a menção a Garibaldo apareceu entre os termos mais procurados no Google e rendeu 17 mil tuítes por minuto, o que deve lhe garantir um lugar no anedotário dos debates presidenciais.

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