Defesa dos EUA rejeita proposta de desistir de sistema antimísseis

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, rejeitou a sugestão do governo russo de que os dois países desistam de planos para posicionar mísseis defensivos no Leste Europeu. Para Gates, essa não é uma proposta aceitável para os Estados Unidos.

O presidente russo, Dmitry Medvedev, disse em entrevista a jornalistas franceses veiculada nesta quinta-feira (13)e que Moscou está interessada em reconsiderar o envio de mísseis Iskander para a região de Kaliningrado. Em troca, Washington deveria desistir de instalar dez interceptadores de mísseis na Polônia e um radar antimísseis na República Checa.

Segundo Gates, a principal ameaça à segurança russa é o Irã e os mísseis Iskander em Kaliningrado não protegeriam o país nesse aspecto.

Medvedev anunciou a intenção de posicionar os mísseis um dia depois das eleições norte-americanas. “Tais afirmações provocativas são desnecessárias e mal orientadas”, apontou Gates.

Teerã anunciou ontem que testou com sucesso uma nova geração de mísseis terra-terra. A arma pode atingir alvos a até 2.000 quilômetros de distância, como o sudeste da Europa, com maior precisão que modelos anteriores. Também poderia atingir Israel e bases dos EUA na região.

O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, disse que seria prudente “explorar a possibilidade de manter sistemas antimísseis na Europa”. Obama apontou que o Irã desenvolve mísseis balísticos e também armas nucleares.