A defesa de Dzhokhar Tsarnaev, o jovem de origem chechena que está preso desde 2013, admitiu no primeiro dia do julgamento do atentado à Maratona de Boston que ele participou do planejamento e execução do ataque terrorista.

continua após a publicidade

“Foi ele”, disse a advogada Judy Clarke, uma das maiores especialistas em pena de morte dos Estados Unidos.

Clarke anunciou a culpa de Tsarnaev como parte de uma estratégia de livrá-lo da pena de morte. Ela vai tentar provar que o jovem foi influenciado por seu irmão mais novo.

Três pessoas morreram e cerca de 260 ficaram feridas quando duas bombas explodiram ao lado da linha de chegada da maratona, em abril de 2013. Tsarnave, então com dezenove anos, é acusado de realizar os ataques juntamente com seu irmão Tamerlan, que foi morto quando tentava fugir da polícia, dias depois.

continua após a publicidade

“As evidências não irão tentar mostrar que Tamerlan apontou uma arma para Dzhokhar, ou forçou ele a se juntar ao plano”, disse a advogada. “Mas vocês irão ver que tipo de influência seu irmão tinha.”

A acusação de Tsarnaev irá tentar desqualificá-lo na medida do possível. Hoje, o promotor de justiça William Weinreb afirmou que a bomba fabricada pelos irmãos foi pensada para “estraçalhar pessoas e criar um espetáculo sangrento”. “Ele acreditava que era um soldado de uma guerra santa contra os norte-americanos”, disse Weinreb. “Ele também acreditava que o ataque o colocaria mais próximo de chegar ao paraíso. Este era seu motivo.”

continua após a publicidade

Especialistas dizem que Dzhokhar não deve escapar de ser considerado culpado, por causa da riqueza de provas que confirmam sua participação, entre elas, sua aparição em um vídeo mostrando a linha de chegada da maratona pouco antes da explosão.

A linha de argumentação da defesa, portanto, irá tentar salvar sua vida, ao dizer que Tamerlan era o idealizador do ataque. Clarke, em seu discurso de abertura, condenou as explosões, mas pediu ao júri que “mantenham seus corações e mentes abertos” até a fase em que é determinada a pena. Fonte: Associated Press.