Eleições nos EUA

De total de 11, democratas vencem 7 governos estaduais

Os democratas comemoraram nesta quarta-feira (5) a reeleição da governadora do Estado de Washington, Chris Gregoire, e a vitória em outros dois estados, incluída a eleição da primeira mulher como governadora da Carolina do Norte. Os republicanos disseram que tiveram sorte em conseguir manter os governos de quatro estados, em meio à avalanche de votos que deu a vitória aos democratas nas eleições de ontem. Ao final de uma jornada onde os governos de 11 estados norte-americanos foram definidos, os democratas venceram em sete.

Gregoire venceu o republicano Dino Rossi, em uma nova edição da disputa já aconteceu entre os dois em 2004. Ela agradeceu os partidários em discurso, ao dizer que buscará trabalhar com o presidente eleito dos EUA, Barack Obama, a partir de janeiro. Gregoire, ex-advogada geral do Estado, venceu Rossi em 2004 pela menor margem de votos em uma eleição para governador na história dos EUA – apenas 133 sufrágios, em 2,8 milhões de votos, após duas recontagens e uma ação que os republicanos impetraram nos tribunais sem sucesso. De qualquer maneira, três governadores republicanos conseguiram se reeleger com facilidade, embora muitos deputados e senadores republicanos tenham perdido seus assentos no Congresso.

Na Carolina do Norte, onde os democratas governaram por 88 dos últimos 100 anos, a candidata democrata Beverly Perdue derrotou o atual prefeito de Charlotte, o republicano Pat McCrory. Perdue substituirá o governador Mike Easley, também democrata, que deixa o cargo por final do mandato. Mas o prêmio maior para os democratas foi o governo estadual do Missouri, onde o advogado-geral Jay Nixon venceu com facilidade o republicano Kenny Hulshof. O atual governador, o republicano Matt Blunt, não quis tentar a reeleição. “Em voz alta e clara, o povo do Missouri foi às urnas e votou para levar o nosso estado a uma nova direção, e é exatamente isso que o povo terá”, disse Nixon.

Oito governadores que tentaram a reeleição venceram. Em Indiana, o governador republicano Mitch Daniel derrotou facilmente um desafiante democrata. Em Vermont, o governador Jim Douglas, também republicano, conseguiu se reeleger para mais um mandato de dois anos. Os democratas conseguiram reeleger os governadores de Montana, Virgínia Ocidental e New Hampshire por larga margem, assim como fizeram os republicanos nos estados de Dakota do Norte e Utah. O democrata Jack Markell conquistou o governo de Delaware. As eleições estaduais de ontem foram uma prévia para 2010, quando a maioria dos estados terá eleições para governador.