Damasco permanece sob confrontos e sem internet, dizem rebeldes

Os rebeldes que desafiam as tropas do ditador Bashar Assad, na Síria, afirmam que confrontos pesados estão ocorrendo nas proximidades da capital Damasco, a região mais populosa do país, hoje, o terceiro dia consecutivo sem internet ou telefonia celular.

Ontem, ao menos 20 jovens libaneses foram mortos em uma aparente emboscada das tropas, perto da fronteira entre os dois países.

Conforme o oposicionista Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), com sede em Londres, os jatos das forças sírias bombardeiam os subúrbios de Kafar Souseh e Darraya. Caso os rebeldes conquistem essas áreas, eles concluirão um arco que se forma do nordeste ao sudeste dos distritos que margeiam a capital síria.

Desde quinta, os confrontos atrapalham o funcionamento do aeroporto internacional do país. Rodovias que levam à base chegaram a ser fechadas, e as companhias que ali operam, como EgyptAir e a Emirates, foram obrigadas a cancelar voos. A TV oficial síria voltou a informar hoje que as operações foram normalizadas, mas os rebeldes negam.

de maioria sunita os rebeldes que visam depor Assad, que é alauíta, um grupo ligado ao islã xiita.

Empresas especialistas em monitoramento acusam o regime sírio de prejudicar o funcionamento da internet no país, em uma tentativa de estrangular os esforços rebeldes, mas Damasco culpa “terroristas”, nome pelo qual costuma se referir aos rebeldes.

Voltar ao topo