Curiosity será revisada antes de iniciar missão em Marte

Após sua chegada à superficie de Marte, o explorador Curiosity iniciará uma revisão de todos seus sistemas antes de começar a enviar informações e dados vindos do planeta vermelho.

“Temos que ter muita paciência porque é preciso estar completamente seguro que o entorno é adequado e não há risco. Após essa revisão, o explorador passará a captar os primeiros dados”, explicou à Agência Efe Felipe Gómez, um dos cientistas espanhóis envolvido no projeto. Gómez, que se encontra no Laboratório de Propulsão da NASA em Pasadena (Califórnia, EUA), onde permanecerá por mais três meses, qualificou a aterrissagem da Curiosity com um fato “muito emocionante” e “surpreendente” pela suavidade com que o explorador pousou na cratera Gale de Marte.

“O desdobramento foi realizado passo a passo; um êxito rotundo”, disse o cientista do Centro espanhol de Astrobiología (CAB). As informações recolhidas pela Curiosity serão enviadas apenas uma vez ao dia. Após essa transmissão, o explorador automaticamente já passa a processar e interpretar novas informações. As observações registradas são armazenadas sobre o computador de controle do robô e, posteriormente, sobre o satélite que mantém sua comunicação com a Terra.

Segundo Gómez, o fato de poder participar desta missão – uma das maiores já desenvolvidas – “supõe um desafio tecnológico nunca assumido anteriormente devido ao tamanho, volume e peso do explorador, assim como a quantidade de instrumentos científicos que este robô transporta”.

Na superfície de Marte, o robô explorador Curiosity analisará durante os próximos dois anos a possibilidade de ter existido ou existir vida no planeta vermelho.

Voltar ao topo