Cruz é cidadão americano e pode concorrer à presidência dos EUA, diz juiz

Juiz de Nova Jersey, Jeff Masin decidiu que o senador republicano Ted Cruz (Texas) cumpre os requisitos constitucionais para ser presidente dos Estados Unidos. O magistrado permitiu, com isso, que Cruz esteja presente na disputa das primárias do Partido Republicano no Estado.

Masin decidiu na terça-feira que uma criança nascida de um pai que é cidadão ou de uma mãe que é cidadã dos EUA é um cidadão norte-americano, de acordo com a Constituição do país. Nascido em Calgary, Alberta, no Canadá, Cruz tem pai cubano e mãe norte-americana. Ele foi alvo de questionamento na Justiça sobre se poderia ou não estar na disputa das primárias de 7 de junho em Nova Jersey.

O questionamento foi realizado pelo professor de Direito Victor Williams, da Universidade Católica da América, e por um comitê de cidadãos do sul de Nova Jersey. Na avaliação deles, Cruz era um cidadão naturalizado porque não nasceu em solo norte-americano. A tese, porém, não foi acolhida pelo magistrado.

Cruz disputa a indicação republicana na corrida presidencial com o empresário Donald Trump. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.