enkontra.com
Fechar busca

Mundo

Croácia ganha apoio para entrar na União Européia em 2010

  • Por Agência Estado

A Croácia deve estar apta a concluir as conversas preparatórias para tornar-se um membro da União Européia (UE) a tempo de se unir ao bloco em 2010. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (13) pelo chefe do Executivo da organização. O presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso, disse após um encontro com o primeiro-ministro croata, Ivo Sanader, que tinha "toda a confiança" no fato de que as conversas preparatórias estariam concluídas até o fim de 2009. Isso abriria caminho para que o país balcânico se unisse à União Européia em 2010.

A Croácia ainda tem trabalho a fazer, como reformas judiciárias e na administração pública, para atingir os padrões da UE, segundo Barroso. Mas já passou por problemas importantes, como cooperar com o Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia e, mais recentemente, ao suspender uma disputa em relação à pesca que mantinha com a Eslovênia e a Itália.

Barroso disse que o problema envolvendo a pesca é "agora considerado encerrado". "Se a Croácia cumprir suas obrigações, estou certo de que todos os Estados membros apoiarão a candidatura", disse Barroso. Ele acrescentou que em breve a Comissão Européia entregará à Croácia um cronograma para as conversas de acesso. Foi a primeira vez que um funcionário da UE falou sobre um cronograma concreto para a Croácia.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas