Cristina Kirchner inaugura usina de energia eólica em Pernambuco

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, chega na tarde deste sábado (6) ao Brasil, para a primeira visita de Estado ao país. Em Recife (PE), ela inaugura, s 16h, uma fábrica argentina de energia eólica (de ventos). As informações são da agência argentina Telam.

A usina de energia eólica está localizada no complexo portuário de Suape (PE), a cerca de 60 quilômetros de Recife, e ocupa um terreno de 27 hectares (270 mil metros quadrados ). Nesta primeira etapa, as instalações ocupam cerca de 3 mil metros quadrados cobertos. A previsão é de que, em 2010, estejam prontos 40 mil metros quadrados de área.

A construção da usina começou no segundo semestre de 2007 e foi concluída em julho deste ano, com um custo estimado de mais de US$ 90 milhões.

Amanhã, Cristina participa das comemorações do 7 de Setembro e, na segunda-feira (8), de um encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela esteve em Brasília em maio para uma reunião de cúpula extraordinária da União Sul-Americana de Nações (Unasul).

Na pauta da reunião entre os chefes de Estado está a iniciativa de substituir o dólar pelo peso argentino e pelo real e as operações de intercâmbio comercial. Lula e Cristina devem discutir também os avanços de negociação após a visita do ministro de Planejamento argentino, Julio de Vido, a Brasília, para tratar da localização de uma fábrica de aviões da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) na Argentina. Depois do encontro com Lula, Vido afirmou que a Embraer havia manifestado interesse de investir no país vizinho. Segundo ele, também foi discutida a possibilidade de a empresa Aerolíneas Argentinas comprar aviões brasileiros.

Assuntos relacionados a temas energéticos e obras de infra-estrutura conjunta como a Usina Hidrelétrica de Garabi, no Rio Uruguai, bem como a possibilidade de aceleração no cumprimento dos prazos também devem estar na pauta do encontro da presidente com Lula.

No final da tarde de segunda-feira, Cristina tem encontros com o presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), da Câmara dos Deputados, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes.