Um garoto de apenas 11 anos deixou sozinho a cidade ucraniana de Zaporíjia e cruzou a fronteira com a Eslováquia neste sábado (5). Segundo postagem do Ministério do Interior eslovaco no Facebook, o menino trazia consigo apenas um saco plástico, um passaporte e um número de telefone escrito na mão. “Ele veio sozinho porque seus pais tiveram que ficar na Ucrânia”, afirma a mensagem.

continua após a publicidade

>>> Tudo sobre a Guerra na Ucrânia

Tratado pelas autoridades eslovacas como “o maior herói da noite de ontem”, o garoto não teve o nome divulgado. Segundo os eslovacos, voluntários se ofereceram para cuidar do pré-adolescente. “Aqueceram-no e forneceram-lhe comida e bebida, que embalaram para a próxima viagem”, diz a postagem. “Conquistou a todos com seu sorriso, destemor e determinação, dignos de um verdadeiro herói”, complementa o Ministério do Interior do país europeu.

+Relembre! Impressionante! Vídeo mostra tanque atropelando carro nos arredores da capital da Ucrânia

continua após a publicidade

As autoridades eslovacas conseguiram, por meio do número de telefone que estava na mão do garoto e de um papel preso na cintura, entrar em contato com pessoas próximas indicadas pelos pais do menino. Ele foi resgatado por elas.

Zaporíjia, de onde partiu o garoto, é o local onde fica a usina nuclear atacada por russos durante a semana. Pouco mais de 1.000 km separam a cidade ucraniana da fronteira com a Eslováquia, uma das portas de entrada da Europa para refugiados da guerra.

Vale Tudo ontem

Afonso termina com Maria de Fátima

Vale Tudo hoje

César também termina com Maria de Fatima

continua após a publicidade