Corte internacional ordena Gana a liberar fragata detida

Uma corte da ONU (Organização das Nações Unidas) ordenou que Gana solte uma embarcação de treinamento da Marinha argentina que havia sido detida a pedido de detentores de títulos do governo do país que não foram pagos.
Desde o último dia 2 de outubro, a fragata Libertad, da Marinha argentina, está detida no porto de Tema, em Gana, por determinação da justiça ganesa atendendo a um pedido de um “fundo abutre” que exige o pagamento de US$ 370 milhões do governo argentino.

A Argentina defendeu no Tribunal Internacional para a Legislação Marítima, em Hamburgo, que embarcações de guerra tê imunidade quanto a medidas similares, nos termos da Convenção de Viena.

Atualmente, apenas o comandante e uma tripulação mínima de 44 militares se encontram a bordo, “para garantir a manutenção da fragata durante a sua detenção ilegal”, segundo a Chancelaria argentina.

Ação

No final de novembro, credores haviam ganhado uma ação nos EUA exigindo que a Argentina pagasse US$ 1,3 bi pelos títulos negociados antes de 2002, ano que o país renegociou sua dívida de forma bem-sucedida com 92% dos detentores dos papéis.

O ministro da Economia, Hernan Lorenzino, disse que a Argentina não atenderia à determinação, logo derrubada por outro juiz. “Pagar é injusto e é ilegal em termos de nossa normativa interna”.

Voltar ao topo