Corpos de estrangeiros são encontrados no Afeganistão

Os corpos de dez pessoas, dentre elas oito estrangeiros, foram encontrados nesta sexta-feira numa área remota da província do Badaquistão, norte do Afeganistão. O chefe provincial da polícia, general Agha Noor Kemtuz, disse que as vítimas, que sofreram disparos de arma de fogo, foram encontradas perto de veículos 4X4, também cravejados de balas, no distrito de Kuran Wa Munjan. Ele disse que dois homens afegãos foram encontrados mortos juntamente com outras oito pessoas – três mulheres e cinco homens – cujas nacionalidades são desconhecidas.

Não se sabe o que o grupo estava fazendo na área de floresta, que fica longe das principais estradas da província. Kemtuz disse que os assassinatos podem ter sido motivado por um roubo. “Não achamos nenhum passaporte”, disse ele. “Nada foi deixado para trás”. Moradores locais relataram ter visto estrangeiros viajando em veículos 4X4 na área cerca de 15 dias atrás, disse Kemtuz Said. Dois dias atrás, os moradores disseram à polícia que haviam visto os veículos abandonados e equipes foram enviadas para fazer uma investigação na região.

Sequestro

No leste do Afeganistão, um candidato às eleições parlamentares do mês que vem, que fora sequestrado por insurgentes, foi encontrado morto nesta sexta-feira, numa estrada na província de Ghazni. Também na região oriental do país, 12 civis afegãos e um soldado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foram mortos por bombas colocadas à margem de estradas. O Taleban sequestrou o candidato, Najib Gulstani, dez dias atrás no distrito de Qarabagh, na província de Ghazni, informou o vice-governador Kazim Allaya.