O comandante do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia, Abdul-Salam Eleiwa, afirmou hoje que o ditador Muammar Kadafi deve ser enterrado nas próximas horas. O local do enterro ainda não foi divulgado, no entanto.

continua após a publicidade

Os restos de Kadafi encontram-se atualmente em uma câmara frigorífica localizada em um antigo mercado. Seu corpo será lavado e tratado com dignidade como prevêem os preceitos islâmicos, asseguram os rebeldes.

O Conselho da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) se reunirá hoje, como foi anunciado anteriormente, para avaliar a situação da Líbia após a morte de Kadafi e da conquista das cidades de Bani Walid e Sirte.

O ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé, afirmou que “a operação militar da OTAN foi concluída” no país.

continua após a publicidade

O secretário-geral do organismo, Anders Fogh Rasmussen, declarou na noite de ontem que a missão no país norte-africano terminará de acordo com o que for estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o CNT.

O Alto-comissário para os Direitos Humanos da ONU, Rupert Colville, por sua vez, disse que é necessário fazer uma investigação sobre as circunstâncias da morte do ex-ditador líbio, já que “não são claras” as condições de sua morte. “Existem quatro ou cinco versões”, concluiu.

continua após a publicidade

Os rebeldes líbios informaram ter capturado Kadafi na cidade de Sirte ontem. Até o momento, as informações são de que o ditador foi morto com um tiro na cabeça.