Seul, 14/05/2017 – A Coreia do Sul, o Japão e os Estados Unidos condenaram o novo teste de mísseis realizado pela Coreia do Norte neste domingo. Pyongyang lançou o míssil balístico que voou por meia hora e atingiu uma altitude inusualmente alta, antes de pousar no Mar do Japão, segundo militares sul-coreanos, japoneses e americanos. O lançamento, que segundo Tóquio pode ter sido de um novo tipo de míssil, é um desafio direto ao novo presidente da Coreia do Sul e ocorre no momento em que embarcações dos EUA, do Japão e de países europeus se reúnem para exercícios militares no Oceano Pacífico.

continua após a publicidade

Não estava ainda claro que modelo de míssil balístico foi lançado, no sétimo teste do tipo da Coreia do Norte neste ano, embora o Comando Pacífico dos EUA tenha dito que “a trajetória não é consistente com um míssil balístico intercontinental”. Já autoridades japonesas disseram que o projétil voou durante cerca de 30 minutos, por cerca de 800 quilômetros, e atingiu uma altitude de 2 mil quilômetros. O padrão de voo poderia indicar um novo tipo de míssil.

continua após a publicidade

Codiretor do Programa Segurança Global da Union of Concerned Scientists, David Wright disse que o míssil poderia ter alcance de 4.500 quilômetros. Segundo o pesquisador, o teste pode ter sido de um novo modelo, mostrado pela Coreia do Norte em um grande desfile militar de 15 de abril.

continua após a publicidade

O novo ataque ameaça a disposição para o diálogo do novo líder da Coreia do Sul, Moon Jae-in. O governo sul-coreano lamentou a “provocação” dias após a posse do novo governo de Seul, mas disse que a porta segue aberta para o diálogo.

O premiê do Japão, Shinzo Abe, afirmou que o lançamento era “absolutamente inaceitável” e que Tóquio responderá de maneira resoluta.

A Casa Branca disse que tomou nota do lançamento e que a Coreia do Norte tem sido “uma ameaça flagrante há muito tempo”. Washington ainda reafirmou seu compromisso com os aliados na região, diante da “provocação” de Pyongyang. Os EUA disseram que a atitude deve ser um chamado para que todos os países implementem sanções mais duras contra a Coreia do Norte.

A ministra da Defesa japonês, Tomomi Inada, informou que a Coreia do Norte pode ter lançado um “novo tipo de míssil”, diante da altitude e da duração de seu voo. Mas ela afirmou que mais análises são necessárias.

Os militares sul-coreanos, por sua vez, confirmaram que o disparo foi feito na manhã do domingo (hora local), perto de Kusong, na província de Pyongan Norte. No sábado, a imprensa estatal norte-coreana havia afirmado que o país reforçará suas capacidades nucleares, a menos que os EUA abandonem sua política hostil. Fonte: Associated Press.