mundo

Coreia do Sul encerra pacto de compartilhamento de dados militares com Japão

A Coreia do Sul anunciou nesta quinta-feira o fim de um pacto com o Japão para o compartilhamento de informações militares confidenciais, em mais uma iniciativa que agravam recentes tensões entre Seul e Tóquio relativas a comércio e à história do período de guerra.

Desde 2016, Japão e Coreia tinham um canal direto de comunicação para dados militares sensíveis, como detalhes sobre lançamentos de mísseis e movimentação de tropas da Coreia do Norte, assim como inteligência sobre outras potências regionais, como China e Rússia.

O acordo, que foi defendido pelos EUA como forma de fortalecer a segurança regional, deveria ser renovado automaticamente por mais um ano. Hoje, porém, a Coreia do Sul encerrou o arranjo, com o argumento de que o Japão arbitrariamente acusou Seul de ser uma preocupação de segurança nacional. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.