Coreia do Sul busca vestígios de teste nuclear

Coreia do Sul diz que até agora não conseguiu detectar elementos radioativos que podem ter vazado de terceiro teste nuclear da Coreia do Norte. O governo de Seul afirmou nesta sexta-feira que vai interromper as operações marítimas de coleta de amostras, mas vai continuar a acompanhar o processo em estações terrestres. China e Japão também têm coletado amostras de ar, mas até agora não relataram sucesso.

A análise de amostras de ar é crucial para determinar se a detonação de terça-feira usou urânio ou plutônio. Um teste de urânio seria visto como um grande passo para o programa nuclear de Pyongyang.

A coleta de subprodutos radioativos é uma corrida contra o tempo, porque urânio altamente enriquecido degrada rapidamente. Os locais de teste podem ser selados para evitar vazamentos. Nenhuma radioatividade foi detectada após o segundo teste de Pyongyang em 2009.

O Ministério de Defesa do Japão afirma que seus jatos de combate devem continuar a recolher amostras de ar. As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo