Coréia do Norte veta coleta de amostras por inspetores

A Coréia do Norte informou nesta quarta-feira (12) que não autorizará inspetores estrangeiros a colherem amostras de seu principal complexo nuclear para analisar as atividades pregressas do país comunista na exploração da energia atômica. O Ministério das Relações Exteriores do país informou que em nenhum momento das negociações multilaterais em busca do desmantelamento de seu programa nuclear bélico Pyongyang concordou com esse tipo de inspeção.

A afirmação da chancelaria norte-coreana contradiz a alegação feita em setembro por funcionários americanos depois do fechamento de um acordo sobre a verificação dos programas nucleares de Pyongyang. No mês passado, funcionários americanos disseram que a Coréia do Norte permitiria, em mútuo acordo, a coleta de amostras e a realização de exames forenses em todas as instalações declaradas e não declaradas.

As alegações conflitantes são o mais recente capítulo do extenso e tortuoso processo para que a Península Coreana se torne uma área livre de armas nucleares. A Coréia do Norte aceitou abandonar seus programas de armas nucleares, mas tem-se desentendido com os Estados Unidos com relação à verificação do processo de desarmamento. O governo americano insiste em medidas estritas para assegurar que a Coréia do Norte não mantenha sob sigilo nenhum programa nuclear.