Coreia do Norte vai punir Seul por campanha na ONU

A Coreia do Norte alertou hoje que vai revidar ao que chamou de campanha “intolerável” da Coreia do Sul junto ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). A Coreia do Sul levou a disputa ao Conselho recentemente, em carta pedindo medidas contra Pyongyang. Também exigiu que a Coreia do Norte reconhecesse ter afundado a corveta sul-coreana Cheonan, em março.

A resposta de Pyongyang surge também após o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, ter dito que a Coreia do Norte seria responsabilizada pelo afundamento, que despertou tensões na fronteira entre os dois países vizinhos. O Comitê do Norte para a Reunificação Pacífica da Coreia disse que Seul sofrerá “punição severa” por sua estratégia diplomática, descrevendo-a como “farsa conspiratória”.

O Comitê, responsável pelas relações com o Sul, afirmou em pronunciamento que “esta é outra provocação grave e intolerável, um desafio incauto à opinião pública doméstica e externa”. “Os fantoches da Coreia do Sul nunca evitarão uma grave punição por nosso povo e nosso exército, e também fortes protestos das pessoas do Sul, se continuarem a suja campanha contra a Coreia do Norte.” No entanto, não foi informada qual seria essa eventual retaliação. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna