Coréia do Norte se prepara para reativar reator nuclear

A Coréia do Norte planeja recolocar parte do material nuclear capaz de produzir plutônio em sua planta de reprocessamento de Yongbyon em até uma semana. O alerta foi feito nesta quarta-feira (24) pelo presidente da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei. A iniciativa demonstra que o governo norte-coreano parece disposto a cumprir as ameaças de reiniciar seu programa na área, alvo de controvérsia com outras nações. A Coréia do Norte realizou um teste nuclear há dois anos.

Contudo, a movimentação pode ser apenas uma estratégia. Pyongyang pode usar esse ano para barganhar mais concessões dos Estados Unidos e de outros países que pressionam pelo fim do programa nuclear norte-coreano. Funcionários do país “informaram aos inspetores da AIEA que eles planejam introduzir material nuclear na planta de reprocessamento em até uma semana”, afirmou um comunicado da agência que citava ElBaradei. Falando aos seus funcionários, ele também disse que, atendendo a um pedido do país, os selos da agência e os equipamentos de monitoramento foram removidos. Essa remoção terminou hoje, segundo o texto.

Uma funcionária da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que outras instalações nucleares norte-coreanas continuam sob monitoramento da AIEA. A Coréia do Norte concordou em fevereiro de 2007 a começar a desmantelar seu programa nuclear em troca de auxílio financeiro e outras concessões. Mas chegou a um impasse com Washington, que pediu uma declaração completa das atividades do país. Além disso, não houve consenso sobre como checar se o país de fato desistia de seu programa nuclear. Também houve insatisfação de Pyongyang com a demora do governo norte-americano de retirar o país de uma lista de patrocinadores do terrorismo.