Coreia do Norte lança foguete de longo alcance

A Coreia do Norte lançou um foguete nesta quarta (12, horário local), que parece ter passado por sobre a ilha japonesa de Okinawa, afirmou o Japão. A Coreia do Sul também confirmou o evento.

O míssil foi lançado às 9h49 da costa oeste do país comunista, segundo nota do governo japonês.

A Coreia do Norte havia confirmado planos de colocar um satélite em órbita e passou as coordenadas da rota presumida do foguete às agências internacionais. Os planos indicavam a passagem por Okinawa.

Anunciado no dia 1º de dezembro, o lançamento foi condenado pela Coreia do Sul –visto como principal inimigo por Pyongyang–, pelos EUA, Japão e Rússia, entre outros países, que viam a intenção do país de realizar testes balísticos de longo alcance que capacitariam o país para lançar um ataque nuclear a outras nações.

O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, convocou uma reunião de emergência com as principais autoridades de segurança. O país realizará em breve eleições nacionais.

A comunidade internacional não esperava um lançamento imediatamente, visto que Pyongyang havia indicado ter sofrido falhas técnicas e estendido a janela de lançamento. A tentativa de um procedimento semelhante, em abril, fracassou alguns segundos após a decolagem do projétil.

Voltar ao topo