É guerra!

Coreia do Norte ameaça Seul e EUA em resposta ao início dos exercícios militares

A Coreia do Norte ameaçou nesta segunda-feira executar “ataques preventivos” contra os EUA e a Coreia do Sul em reação a mais recente manobra militar anual conjunta que os países iniciaram nesta segunda-feira.

“O Exército Popular [da Coreia do Norte] executará atos militares preventivos de neutralização, que podem incluir golpes mortíferos e impiedosos contra o inimigo”, disse a Comissão Nacional de Defesa do país em comunicado divulgado pela agência estatal de notícias KCNA.

Esse tipo de ameaça tem sido feita desde que o ditador Kim Jong Un tomou o poder, após a morte de seu pai em dezembro de 2011, e elas se intensificam quando Seul e Washington iniciam seus exercícios militares anuais – que terminam em abril, e que Pyongyang alega serem “ensaios de invasão”.

“Se apertarmos os botões para aniquilar os inimigos, agora mesmo, todas as bases de provocações serão reduzidas para os mares em chamas e cinzas”, apontou o comunicado.

Respondendo à ameaça da Coreia do Norte, o porta-voz do Ministério de Defesa sul-coreano, Moon

Sang Gyun, disse que a Coreia do Norte deve abster-se de um “ato erupção que traz destruição sobre si mesmo”. Além disso, ele advertiu que se Pyongyang lançar provocações em resposta ao início dos exercícios militares, Seul responderá “sem piedade”.

O exercício militar conjunto deste ano será a maior já organizada, envolvendo 300 mil soldados sul-coreanos e 17 mil norte-americanos. Fonte: Associated Press