Conversas globais sobre a redução das mudanças climáticas chegaram ao fim nesta sexta-feira, com delegados e observadores alegando terem conquistado avanços em diversos detalhes importantes do Acordo de Paris de 2015.

continua após a publicidade

As negociações de duas semanas se concentraram em uma série de questões, incluindo transparência, assistência financeira para nações mais pobres e como manter os objetivos dos países para reduzir as emissões de carbono. “Estamos fazendo um bom progresso no cronograma de trabalho do acordo de Paris, e estamos no caminho certo para concluir esse trabalho no prazo”, disse o primeiro-ministro de Fiji, Frank Bainimarama, horas antes de uma reunião em Bonn.

continua após a publicidade

Bainimarama, que comandou as negociações, enfrentou a tarefa de conciliar as posições muitas vezes conflitantes dos países ricos e dos pobres, especialmente em relação ao que cada lado precisa fazer para conter as mudanças climáticas. Os signatários do Acordo de Paris desejam manter o aquecimento global inferir a 2 graus Celsius até o fim do século. Esse objetivo não será alcançado a menos que os países façam novos esforços de reduzir as emissões de carbono causadas pela queima de combustíveis fósseis.

continua após a publicidade

Os observadores dizem que a delegação dos Estados Unidos desempenhou um papel bastante construtivo durante as negociações, apesar da ameaça do presidente americano, Donald Trump, de retirar o país do pacto climático. Fonte: Associated Press.