O presidente da França, François Hollande, disse que haveriam consequências se os britânicos optarem por deixar a União Europeia, possivelmente incluindo mudanças na cooperação de fronteiras, que atualmente permitem que o Reino Unido mantenha os migrantes na França.

continua após a publicidade

Os comentários sobre imigração podem impulsionar a campanha do primeiro-ministro britânico, David Cameron, para convencer os britânicos a votarem pela permanência no bloco.

Ao lado de Cameron em uma entrevista coletiva no norte da França, Hollande respondeu a perguntas sobre o acordo entre os dois países que permite que os britânicos conduzam os controles de fronteira no lado francês do canal, e, consequentemente, impeçam que imigrantes acessem o Reino Unido.

“Eu não quero assustar vocês, eu só quero dizer a verdade: haverá consequências”, disse o mandatário francês. “As consequências virão em muitas áreas: no mercado interno, no mercado financeiro, no desenvolvimento e no desenvolvimento econômico entre os dois países”.

continua após a publicidade

“Isso não significa que tudo será destruído, eu não quero dar cenários catastróficos, mas haverá consequências… Especialmente na forma com que lidamos com situações como a que mencionamos, em termos de imigração”, disse Hollande.

Mais cedo, um dos ministros de Hollande, Emmanuel Macron, disse que a saída do Reino Unido da UR levaria ao fim do acordo bilateral com a França, de acordo com informações do Financial Times. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade