Conselho da ONU aprova investigação de ação de Israel

O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou uma resolução estabelecendo uma investigação internacional independente sobre a ação em que Israel interceptou uma flotilha humanitária que seguia para a Faixa de Gaza. A resolução condenou o “ataque ultrajante” de Israel e foi adotada após 32 países votarem a favor e três contra. Oito se abstiveram. O incidente, ocorrido na segunda-feira, terminou com nove ativistas mortos.

A resolução prevê que uma comissão independente apure os fatos envolvendo a ação israelense. Os membros desse grupo ainda serão apontados pela liderança desse conselho. A ação israelense provocou críticas internacionais. A Liga Árabe e a Organização da Conferência Islâmica haviam solicitado uma sessão especial no Conselho de Direitos Humanos da ONU para discutir o tema. Os Estados Unidos se declararam “bastante perturbados” pela violência no caso, mas se opuseram à resolução. A Holanda também votou contra.

O embaixador israelense no conselho, Aharon Leshno Yaar, disse antes da votação que os ativistas não tiveram uma atuação pacífica nesse caso. Ele afirmou que foram usados coquetéis molotov e barras de ferro contra os soldados israelenses. Yaar também relatou que foi encontrado muito dinheiro a bordo das embarcações, que, segundo ele, seria transferido para o Hamas. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo