O Congresso de Trípoli, capital da Líbia, foi invadido hoje por manifestantes que protestavam contra a composição do novo governo, anunciada no dia anterior pelo primeiro-ministro provisório, Mustafa Abushagur.

continua após a publicidade

Os manifestantes são da cidade de Zawiyah, a 50 quilômetros de Trípoli, e acreditam que sua cidade não está representada no novo Executivo.

O Congresso estava prestes a avaliar as indicações do primeiro-ministro quando entre 100 e 150 manifestantes invadiram a reunião, impedindo que ela acontecesse. A manifestação foi pacífica.

continua após a publicidade

“Todos em Zawiyah ficaram zangados com a lista. Alguns já começaram a protestar na própria cidade, na noite passada”, disse Nuri Shambi, um dos manifestantes que foi a Trípoli. “Abushagur disse que formaria um governo de coalizão.”

Eventualmente, os manifestantes deixaram as dependências do Congresso, mas se mantiveram em torno dele.

continua após a publicidade

Uma sessão para determinar os procedimentos da votação dos indicados de Abushagur deve ocorrer ainda hoje.

As indicações do primeiro governo democrático da Líbia desde a queda do ditador Muammar Gaddafi já são polêmicas por excluírem o maior partido do Congresso, a Aliança de Forças Nacionais. Além disso, a pasta de Relações Exteriores ainda está indefinida e deve ser preenchida até domingo.

A lista de Abushagur inclui vários nomes desconhecidos, como Mabrouk Issa Abu Harroura, indicado para ser ministro do Petróleo. O primeiro-ministro se diz “politicamente neutro”, mas as informações dão conta de que a lista inclui diversos membros do influente grupo islâmico Irmandade Muçulmana.