Congresso dos EUA receberá relatório sobre ataque na Líbia

O relatório independente sobre o atentado no consulado americano de Benghazi, na Líbia, no último dia 11 de setembro, será apresentado amanhã, segundo informou neste domingo o canal “CNN”, que citou fontes do Departamento de Estado.

O documento, encomendado pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton, será entregue ao Congresso americano dois dias antes do depoimento do embaixador aposentado Thomas Pickering, que comandou a investigação.

O ataque sobre a missão dos Estados Unidos em Benghazi custou a vida de quatro americanos, entre elas a do embaixador Chris Stevens.

 

Além disso, os congressistas assistirão na quinta-feira a uma audiência pública sobre o assunto na qual Hillary testemunharia. No entanto, a secretária de Estado não poderá participar devido a uma contusão cerebral da qual está se recuperando após sofrer um desmaio ontem.

 

Hillary autorizou uma investigação independente sobre o incidente depois que os legisladores republicanos questionaram se a administração de Barack Obama tinha ignorado as ameaças anteriores recebidas contra a sede diplomática e negado os pedidos de maior segurança.

A controvérsia sobre o atentado de Benghazi também custou à embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Susan Rice, a oportunidade de substituir Hillary à frente do Departamento de Estado.

Susan Rice retirou seu nome da lista de candidatos por considerar que a nomeação de um secretário de Estado não deve “politizar-se”, em alusão às críticas que recebeu por suas declarações sobre o atentado na Líbia.

Voltar ao topo