Confrontos em parada gay na Sérvia deixam 57 feridos

Pelo menos 57 pessoas ficaram feridas, sendo 47 policiais, em choques entre policiais e grupos de homófobos durante a parada do orgulho gay realizada neste domingo em Belgrado, capital da Sérvia, segundo o serviço hospitalar de emergência local. Milhares de policiais foram mobilizados para permitir que a parada ocorresse, mas inúmeros confrontos foram registrados com manifestantes que tentaram ultrapassar os cordões de isolamento.

Vários carros foram queimados ou danificados, lojas foram saqueadas e tiveram os vidros estilhaçados, latas de lixo foram reviradas e sinais de trânsito destruídos durante os conflitos. Os manifestantes, gritando “morte aos homossexuais”, lançaram coquetéis molotov, tijolos, pedras e garrafas de vidro na direção dos policiais, que, por sua vez, usaram gás lacrimogêneo e veículos blindados para dispersar a multidão.

Grupos sérvios de direita alegam que os eventos gay são contrários aos valores familiares e religiosos do país. Muitos dos manifestantes de hoje eram jovens torcedores de futebol, entre os quais se infiltraram neonazistas e outros extremistas. As informações são da Associated Press

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.