Como é a Escola Eubiótica?

Segundo a didática do Professor Henrique José de Souza, a Eubiose deve ser simultaneamente Escola, Templo e Teatro. É uma forma alegórica de dizer que ela se dedica ao aperfeiçoamento global do indivíduo, através das três vertentes fundamentais da personalidade: razão, emoção, vontade. Esses três setores precisam ser desenvolvidos conjuntamente para que aconteça uma verdadeira transformação interna: deve haver Templo e Teatro na Escola, Escola e Teatro no Templo e assim sucessivamente.

Como método pedagógico realmente integral, que atinge o indivíduo em todos os aspectos da sua constituição, a Eubiose é uma verdadeira Escola Iniciática, na melhor acepção do termo, porque ela fornece as chaves para que o aluno se transforme por si mesmo, segundo o conhecido axioma iniciático: “O mestre aponta o caminho; o discípulo segue sozinho até encontrar novamente o mestre, mas dessa vez dentro de si mesmo”.

Como se desenvolve o curso de Eubiose?

O curso tem um período preparatório e quatro níveis; cada um tem seis meses letivos com no máximo duas horas-aula semanais. Primeiro, o aluno aprende conceitos novos e aprofunda os já conhecidos. Depois, estuda ciências, filosofias e religiões comparadas, sob a luz das revelações do Fundador. Por fim, tendo adquirido uma visão mais ampla e precisa do mundo, pode nele se posicionar, conscientemente, como ativo colaborador da Divindade.

No Curso são ensinadas certas práticas tradicionais e outras, criadas pelo Professor, que auxiliam no desenvolvimento equilibrado das potencialidades bio-psico-mentais do estudante e, por conseqüência, na sua evolução espiritual.

O que acontece após o curso?

O aluno começa o curso como sócio postulante. Concluído o quarto grau, é convidado a ingressar na Série Interna, tornando-se sócio efetivo e poderá então, entre outras prerrogativas, ler os originais do Fundador, que compõem uma biblioteca de mais de quatro mil páginas, contendo as suas Revelações. Na Série Interna, chamado Nível Integração, há outras atividades, para as quais pode ser convidado, conforme as suas qualidades e inclinações.

A passagem de um nível a outro bem como a permanência nos quadros da SBE é uma escolha pessoal de cada pessoa, de acordo com sua vontade.

Coluna Eubiótica – Uma publicação da Sociedade Brasileira de Eubiose. Rua Deputado Joaquim Linhares de Lacerda, 71. Seminário / 80240-560 / (41) 342-6439 – Curitiba-PR.

Voltar ao topo