mundo

Comissão diz que 92% dos curdos votaram a favor da independência em plebiscito

A comissão eleitoral regional do Curdistão afirmou nesta quarta-feira que 92% dos eleitores votaram a favor da separação do restante do Iraque. O processo de votação é alvo de críticas do governo iraquiano e de países vizinhos, como a Turquia e o Irã.

De acordo com o órgão, 72% dos 4,58 milhões de eleitores habilitados participaram da votação da segunda-feira.

O gabinete iraquiano ameaça proibir os voos internacionais na região ainda nesta semana, caso o Curdistão coloque seus aeroportos sob autoridade federal.

O plebiscito não tem valor legal, mas dá às autoridades locais um mandato para tentar negociar uma separação amigável do governo central em Bagdá nos próximos anos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.