Comboios da Otan cruzam fronteira paquistanesa após 7 meses de bloqueio

Os comboios da Otan começaram a atravessar nesta quinta-feira as fronteiras paquistanesas em direção ao Afeganistão, após sete meses de bloqueio, disse à Agência Efe um funcionário do serviço de alfândega.

As rotas terrestres do Paquistão foram reabertas para as provisões da Otan nesta terça-feira. O funcionário do posto fronteiriço de Chamán Sharfraz Gul explicou que os caminhões começaram a atravessar a passagem situada na fronteira ocidental do Baluchistão por volta do meio-dia (hora local).

Segundo o canal local “Geo”, 135 caminhões saíram hoje para o posto fronteiriço após deixaram a cidade portuária de Karachi, no sul do Paquistão, que é o principal ponto de chegada das provisões da Otan. Atualmente, cerca de 100 mil soldados da Aliança estão no Afeganistão.

Islamabad decretou na terça-feira a reabertura das rotas terrestres após a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, se desculpar por um bombardeio realizado pelos Estados Unidos que matou 24 soldados do Paquistão, em novembro de 2011.

O incidente provocou uma crise diplomática que resultou no fechamento da passagem dos comboios da Otan.

De acordo com a versão oficial, o Paquistão continuará sem cobrar taxas de pedágio e somente autoriza a passagem de equipamentos não letais e provisões “essenciais para assegurar a paz e estabilidade do Afeganistão”.

Voltar ao topo