Com novo sistema de imigração, Reino Unido pedirá impressão digital

Londres – O governo britânico acaba de anunciar, nesta segunda-feira, uma série de medidas voltadas à redução da imigração ilegal, e que incluem a introdução de um novo documento de identidade para estrangeiros e a obrigatoriedade de fornecer as impressões digitais para vistos de trabalho, estudo ou residência – no momento do pedido e na fronteira.

O governo diz que, a partir de novembro deste ano, dará início a uma gradual introdução de carteiras de identidade "biométricas" para cidadãos estrangeiros que vivem no Reino Unido há mais de três meses no Reino Unido e apresentam pedido de prolongamento da permissão de residência.

Os primeiros testes do novo sistema serão conduzidos por três meses, a partir de abril, em um grupo de 10 mil estrangeiros residentes em Londres. Eles não receberão carteiras de identidade reais por enquanto, mas somente um adesivo sobre o passaporte, que atestará a aprovação das respectivas permissões de residência.

O programa servirá para verificar e aprovar o sistema de "permissões biométricas", que terá um banco de dados com impressões digitais dos estrangeiros. Dentro dos próximos três anos, quando a distribuição dos documentos estiver terminada, tais carteiras de identidade serão obrigatórias.

Voltar ao topo