Com aperto de mãos, Obama e Castro marcam nova etapa das relações EUA-Cuba

Com um cordial aperto de mãos, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente de Cuba, Raúl Castro, deram início na noite de ontem a uma negociação que pode marcar a reconciliação entre os dois países.

O gesto simbólico foi feito durante a Cúpula das Américas, que acontece na Cidade do panamá. Ambos os lados ainda trabalham sobre questões espinhosas, que podem levar à abertura de embaixadas em Washington e Havana, o primeiro estágio em um novo relacionamento diplomático.

As primeiras pistas visuais de melhora no relacionamento melhorou – ao menos entre os líderes – apareceram ontem à noite, quando Obama e Castro chegaram para a abertura do evento. Um vídeo da TV venezuelana mostra os dois líderes se cumprimentando com vários apertos de mãos e uma longa conversa, enquanto o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodriguez, observavam.

A Casa Branca informou que a interação foi informal e que os dois líderes não entraram em conversas substanciais. Há a expectativa de que eles se reúnam hoje, na primeira negociação entre líderes dos EUA e de Cuba em mais de 50 anos. Fonte: Associated Press

Voltar ao topo