Com 78,47%, Peña Nieto lidera apuração no México

Virtual vencedor das eleições presidenciais no México, o candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto, se mantém à frente da apuração, com 37,33% dos votos, quando já foram contabilizados 78,47% do total das urnas.

Segundo dados oficiais do Instituto Federal Eleitoral (IFE), até as 6h locais (8h de Brasília) tinham sido recebidos os dados de 112.559 urnas, e a apuração continua algo mais lenta do que em eleições anteriores.

De acordo com os dados já obtidos, o candidato da esquerda mexicana, Andrés Manuel López Obrador, acumulava 32,55% dos votos, seguido por Josefina Vázquez Mota (25,37%), aspirante do partido que está no poder, o Ação Nacional (PAN).

Em último lugar está o candidato do Partido Nova Aliança (Panal), com 2,37%. O restante corresponde a votos nulos ou em branco.

Antes da meia-noite, o IFE anunciou os resultados de uma amostra de cerca de 7.500 urnas, nas quais Peña Nieto, dirigente do Partido Revolucionário Institucional (PRI) e do Verde Ecologista (PVEM), tinha entre 37,93% e 38,55% dos votos. Estes dados ainda não tem validade jurídica, porque têm que ser confirmados a partir dos recursos dos partidos políticos.