Colômbia está de portas abertas para a Petrobras, diz Uribe

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, anunciou que seu país está aberto aos investimentos da Petrobras em um projeto de ampliação da refinaria Reficar em conjunto com a estatal colombiana Ecopetrol. Durante entrevista no Palácio do Planalto, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Uribe declarou: “Se chegar (à Colômbia) uma empresa como a Petrobras, ela será bem-vinda. As portas estão abertas.”

Em princípio, a Petrobras poderá participar de um projeto de ampliação da capacidade de produção da Reficar de 80 mil barris diários para 140 mil barris/dia. Se a possibilidade se confirmar, a estatal brasileira entrará no empreendimento no lugar da vencedora da licitação aberta pelo governo colombiano, que é a empresa suíça Glencore.

Nos planos originais, a Glencore deteria 51% das ações da sociedade. As obras, entretanto, atrasaram, por causa das dificuldades da Glencore em obter o financiamento necessário, o que irritou o governo de Uribe. A empresa suíça havia oferecido, em 2006, um investimento de US$ 630,7 milhões. A Petrobras, que oferecera US$ 595 milhões, perdeu a concorrência.

Nesta segunda (16), a Glencore apresentou uma opção de venda de sua participação no projeto para que a Ecopetrol pudesse desenvolvê-lo de imediato. Na manhã de hoje, o ministro de Minas e Energia da Colômbia, Hernán Martínez, anunciou que o governo colombiano está em busca de um novo sócio para a Ecopetrol no projeto. A confirmação de que se trata da Petrobras foi feita pelo próprio Uribe, na entrevista.

Voltar ao topo