Um navio de carga afundou no sul da Grécia depois de colidir com outro cargueiro nesta segunda-feira, deixando dois marinheiros da Síria mortos e outros oito desaparecidos, disseram autoridades.

O acidente ocorreu antes das 7h (horário local; 1h em Brasília) a cerca de 125 quilômetros sudoeste da península do Peloponeso, afirmou o ministério da Marinha Mercante em um comunicado.

A causa da colisão ainda não foi identificada. Os navios que se chocaram são o Consouth, que levava a bandeira de Antígua, e o Piri Reis, das Ilhas Cook.

As condições meteorológicas estavam boas após o acidente, o que facilitou os trabalhos de resgate, que envolveram embarcações da Guarda Costeira, navios mercantes, um helicóptero de resgate e um avião de transporte da Força Aérea.

O Piri Reis, que estava transportando uma carga de fertilizante para um porto ucraniano, afundou e sete pessoas de sua tripulação de 17 marinheiros sírios foram resgatadas. Dois corpos foram tirados para fora do mar poucas horas após a colisão.

O Consouth, que viajava da Turquia para Malta, tinha 16 marinheiros russo, filipinos e poloneses a bordo, todos estavam ilesos, informou o ministério. As informações são da Associated Press.