Colapsos glaciais na Antártida colocam o mundo em perigo

Especialistas do Chile e dos Estados Unidos estão sobrevoando a plataforma antártica de Larsen para medir o perigo que representa o desprendimento de glaciares, que aumentaria em vários metros o nível do mar.

Nos últimos anos na zona de Larsen ocorreram os maiores desprendimentos de gelo das últimas duas décadas e a iniciativa tentará medir as espessuras de glaciares de territórios antárticos para depois compará-los com novas medições dentro de um ano.

O cientista chileno Andrés Rivera declarou ao jornal La Segunda que a campanha “consiste em determinar se efetivamente na evolução dos glaciares antárticos houve interferência de fatores como a temperatura na diminuição de sua espessura e qual será a evolução no futuro dessas condições”.

“O objetivo é determinar se a situação é perigosa ou não, pois a queda dos glaciares afeta o nível dos oceanos”, completou Rivera.

Segundo o cientista chileno, “este aumento das águas teria repercussões globais para as populações que vivem em zonas costeiras”.

A Antártida, junto com a Groenlândia, concentra a maior quantidade de água em estado sólido do planeta Terra.

Ao falar sobre os fatores que causam o derretimento dos glaciares, Rivera mencionou o “aumento das temperaturas que ocorre em grande parte do planeta e em especial na zona subantártica, que afeta a península”.

“Esse aumento das temperaturas acontece por fatores diversos, como o efeito estufa e as emissões de gases que implicam uma maior retenção da radiação solar”, frisou o cientista.

As tarefas de medição são feitas por especialistas do Centro de Estudos Científicos (Cecs), da Nasa e da Marinha chilena.

Voltar ao topo