Clérigo radical Abu Qatada é liberado após pagar fiança

O clérigo radical palestino Abu Qatada foi liberado hoje após seu recurso contra a extradição do Reino Unido para a Jordânia ser aprovado pela Justiça britânica. Ele é condenado pelo país árabe por envolvimento em dois atentados.

O religioso foi liberado após pagamento de finança e saiu na manhã de hoje da prisão de Long Martin, perto de Birmingham, dirigindo-se a sua casa no noroeste de Londres.

Abu Qatada terá uma série de restrições em sua liberdade condicional, como toque de recolher de 16 horas, o uso de pulseira eletrônica e acesso restrito a pessoas que figuram em uma lista da polícia britânica. As condições são similares às feitas entre fevereiro e abril.

A libertação acontece após vencer um recurso à Comissão Especial de Apelações Sobre Imigração (SIAC), uma jurisdição especial encarregada de casos relacionados à segurança nacional.

A entidade bloqueou sua extradição à Jordânia, onde enfrentaria um novo julgamento sobre seu envolvimento em dois atentados no país, em 1999 e 2000. O governo britânico, que tenta extraditá-lo há dez anos, anunciou que vai recorrer da decisão.

Os juízes da Comissão decidiram que, apesar das garantias dadas pela Jordânia, não podiam ter certeza de que o imã radical teria um julgamento justo em seu país, onde algumas provas contra ele foram obtidas sob tortura.

Voltar ao topo