CIJ tem provas de crimes do regime líbio, diz promotor

O promotor da Corte Internacional de Justiça (CIJ), Luis Moreno-Ocampo, disse hoje que possui “fortes evidências” de crimes contra a humanidade cometidos na Líbia pelo regime de Muamar Kadafi, as quais ele apresentará a um juizado nas próximas semanas.

Moreno-Ocampo afirma que possui vídeos das forças de segurança do regime líbio atirando em civis durante manifestações e documentos sobre uma campanha sistemática para deter e torturar civis. Em 26 de fevereiro, o Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) votou por unanimidade para citar a crise líbia à CIJ, principal tribunal internacional que julga crimes de guerra.

“Em algumas semanas, apresentaremos nosso primeiro caso e teremos fortes provas dos crimes cometidos”, disse Moreno-Ocampo. “Vamos apresentar os casos de crimes contra a humanidade – por causa dos crimes cometidos contra manifestantes e dos crimes que hoje são cometidos em várias cidades da Líbia, prisões ilegais, torturas, desaparecimentos. Temos provas disso”, afirmou. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.