Cientistas investigam fantasmas em castelo

Uma equipe de cientistas da Universidade de Hertfordshire está investigando a suposta presença de fantasmas e espíritos no antigo castelo de Hampton Court, perto de Londres, que pertenceu ao sanguinário rei Henrique VIII. Os britânicos acreditam há muitas gerações que o fantasma da quinta esposa de Henrique VIII, Catherine Howard, decapitada em 1542 na Torre de Londres, continua aparecendo nas escadarias do famoso palácio.

Os cientistas convidaram 462 voluntários entre sete e 82 anos a caminhar por todo o castelo, informando-os sobre as sensações tidas durante o passeio. A visita inclui a lúgubre “Galeria possessa”, por onde Catherine teria sido arrastada após a descoberta de seu adultério, há mais de 400 anos.

Segundo a equipe, mais da metade dos voluntários disse ter sentido “algum tipo de experiência incomum”.

O coordenador da pesquisa, Richard Wiseman, explicou ao jornal “The Psychologist Journal”, de Londres, que “a noção de experiências com fantasmas e espíritos está diretamente ligada a campos magnéticos e fatores do meio ambiente”, mas não comentou se o fantasma de Catherine Howard realmente existe.

Voltar ao topo